Oásis no sertão. Assim ficou conhecido o município de Canindé de São Francisco distante 213 km da capital, Aracaju, localizado no Alto Sertão sergipano e que reúne belezas naturais no bioma da caatinga, às margens do Rio São Francisco. Popularmente conhecido como “Velho Chico”, o rio que banha a região é considerado a joia mais valiosa do sertão nordestino. Visitá-lo significa explorar uma bela natureza atrelada com histórias e costumes da população que o cerca: A tradição sertaneja e o cangaço.
O município já vivenciou grandes mudanças e até hoje se reinventa com o intuito de promover o melhor produto ao público final, seja na gastronomia, ecoturismo, hotelaria, passeios náuticos e aéreos, arqueologia, entre outros. Recentemente deu um grande passo em prol da implantação do ecoturismo, a partir das articulações com condutores locais e trilheiros na ideia de elaborar ações com o foco na regulamentação da atividade. Coisa boa é perceber que o Nordeste é muito mais do que praias e saber que a região é responsável por um dos principais atrativos do estado: o Cânion de Xingó, quinto maior do mundo e um dos maiores cânions navegáveis com belos paredões rochosos esculpidos naturalmente, há mais de 60 mil anos.

Foto : Mftur
Para conhecer bem o destino, o turista deve reservar no mínimo dois dias para aproveitar as maravilhas da cidade. De acordo com o decreto municipal (baseado no decreto do Governo do Estado) bares, restaurantes e empreendimentos turísticos podem funcionar de segunda a sábado e o toque de recolher segue vigente de quinta a domingo das 22h à 05h. É válido lembrar também que o enfrentamento da COVID-19 não acabou, mesmo com o avanço da campanha de vacinação em todo o país. Para tal, é bastante necessário reforçar que o uso de máscara e o distanciamento social continuam em vigor neste combate. O setor turístico foi extremamente afetado com a pandemia e, ainda, sente as dificuldades. Sendo assim, o cumprimento dos protocolos de biossegurança é fundamental em um contexto de flexibilização.
Preparei algumas dicas do destino confiram!
Cânion de Xingó
Principal atração de quem visita o destino por isso, conhecê-lo é um passeio obrigatório. Para contratar o serviço o turista não terá dificuldade, pois vários hotéis e pousadas oferecem uma gama de opções com empresas especializadas neste roteiro.
Gruta do Talhado
Belo e sossegado passeio feito com um barco pequeno. O local é ideal para realizar inesquecíveis registros fotográficos e em alguns pontos, é possível praticar mergulhos com total segurança permitindo um momento bem relax.
.jpeg)
Foto; Mftur
A Orla Salomão Porfírio de Brito se tornou um fantástico cartão de visita de Canindé, principalmente após a revitalização por meio do Prodetur Sergipe, sendo mais uma opção entre os atrativos da região. O local reúne vários bares e restaurantes que disponibilizam o melhor da gastronomia às margens do Rio São Francisco.
O Museu de Arqueologia de Xingó reúne e resgata objetos e figuras da pré-história encontrados no Nordeste. O museu proporciona uma viagem ao passado, a partir de exemplares descobertos em mais de 50 sítios arqueológicos da região. Entre o acervo estão ferramentas, peças em cerâmica e esqueletos com mais de 8 mil anos. No entanto, a visitação está suspensa por conta da pandemia.
Instalada no Rio São Francisco em 1994, a Usina Hidrelétrica de Xingó representa um passeio que permite entender como esse complexo sistema de geração de energia funciona. Na companhia de um guia credenciado, é possível conhecer as instalações e reservatórios do local, além de presenciar uma vista incrível do Velho Chico. A visitação também está suspensa por conta da pandemia.
Grota de Angico
Grota de Angico é um dos roteiros obrigatórios para quem visita o sertão nordestino, já que o local faz parte da chamada Rota do Cangaço. Este atrativo, que tem acesso por uma trilha de dificuldade média, é conhecido como o lugar exato onde Lampião e Maria Bonita foram mortos em 1938. Além de marcar a história, o cenário é composto por belas paisagens da Caatinga.
Cachoeira do Lajedão
A Cachoeira do Lajedão entra para a nossa lista de atrações. Localizada em meio ao sertão, a charmosa queda d’água proporciona banhos refrescantes e descortina paisagens incríveis. Ecoturismo a todo vapor ao se aventurar em uma pequena trilha para chegar até a cachoeira.
Aconchego Matuto
Novo empreendimento turístico que oferece ao turista várias opções de atrativos juntamente com as belezas do Rio São Francisco. O local funciona como restaurante e hospedagem. Achei bem interessante a ideia de disponibilizar passeios para o Cânion de Xingó, Vale das Mestres e Fazenda Porto Belo, em um estilo mais privativo, através das lanchas deixando o turista mais à vontade para curtir esses roteiros. Por conta do decreto municipal o funcionamento está de quinta a sábado (restaurante) e de quinta a segunda (hospedagem). Mais detalhes: @aconchegodomatuto.rt

Foto: Shis Vitória
O Restaurante Karrancas se tornou uma referência como estabelecimento turístico na região de Xingó e o principal ponto turístico da cidade de Canindé de São Francisco. É de lá, que saem os catamarãs para o passeio no lago de Xingó conhecido como Cânion de Xingó. O local conta com opções de alimentação de pratos tradicionais, a la carte e Buffet livre. Mais detalhes: @karrancas_restaurante
FICHA TÉCNICA
Município: Canindé de São Francisco
Localização: Alto Sertão
Distância até a capital: 213 km
Área total: 902,251 Km2
População: 30.402 habitantes
Clima: Semi- Árido
Padroeiro (a): Nossa Senhora da Conceição
Principais fontes de renda: agricultura (quiabo, feijão, goiaba, mandioca e acerola), pecuária (bovinos, caprinos e ovinos), avicultura (galináceos) e a atividade turística na região da Hidrelétrica de Xingó.
Como chegar: De carro, basta seguir pela BR- 101 e BR- 235 até a cidade de Itabaiana. Depois, é só continuar pela SE-106, sentido Ribeirópolis e Poço Redondo. Via ônibus, é possível encontrar opções de passagens no Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia, em Aracaju. Ou então, acionar o serviço de receptivo/transfer por meio de vans voltadas para a atividade turística.
Onde comer: Restaurante Sabor do Sertão, Karrancas, Orla Salomão Porfírio de Brito, Pousada e Restaurante Caçuá e Aconchego Matuto - Hotel, Clube e Restaurante.
Onde ficar: Xingó Parque Hotel (@xingoparquehotel), Pousada Cecília (@pousadacecilia), Caçuá Pousada e Restaurante (@pousadaerestaurantecacua_ofc), Aconchego do Matuto Hotel, Clube e Restaurante (@aconchegodomatuto.rt)